Ler para escrever...
Neste período de introspecção tenho-me dedicado mais a ler e devorar livros. Gosto de me embrenhar nas histórias contadas que fazem com que sinta que estou a vivê-las eu mesma.
Quando vou ver a minha mãe trago sempre livros novos e diferentes. Desta vez trouxe 3 que me chamaram especialmente a atenção, talvez devido ao estado de desânimo em que ando, pois falam sobre o local onde nasci e sobre a história deste país que os meus pais tanto amaram e de que ainda sei tão pouco e que quero muito conhecer.
O primeiro, "Loanda: escravas, donas e senhoras" de Isabel Valadão , deixou-me entusiasmada por poder saber mais de como se viveu aqui antes da independência e em como se foi transformando a vida de angolanos e portugueses.
O segundo, "Teoria Geral do Esquecimento", de José Eduardo Agualus , que comecei agora a ler, ainda mais curiosa me deixou pois recorda-me a altura em que meu pai lá esteve sozinho no período das anteriores de 1992 e que contava ter ficado por várias vezes preso na casa de banho, o sítio mais "protegido" da nossa casa, enquanto lá fora ouvia-se a revolução e os tiros a trespassarem as paredes.
Por fim, "A rainha Ginga: e de como os africanos inventaram o mundo" , do mesmo autor, que já quero ler há bastante tempo e que estive tentada a comprar mas que sabia iria chegar a altura!
Histórias que me fazem ainda mais querer conhecer as minhas raízes e escrever sobre a vida que me criou ...